Alongar-se...

Com o passar dos anos o corpo perde a amplitude dos movimentos, "enferruja", ganhando maior rigidez.

Sendo assim, a flexibilidade diminui a partir da primeira década de vida, mas, este processo não é irreversível, e pode melhorar sensivelmente utilizando a musculatura desutilizada.

Exercícios de Stretch ou Alongamento são aqueles que procuram atingir a maior distancia entre as extremidades de cada músculo.

Além de esses exercícios atuarem nas fibras musculares impedindo que fiquem tensas e rígidas, evita possíveis lesões, atua como uma ginástica corretiva e postural. É um remédio para ser adotado por toda a vida, pois ajuda na manutenção do pós-tratamento dos problemas motores.

Flexibilidade é a maior amplitude de movimentos articulares.

O alongamento muscular trabalhado com a flexibilidade é o ideal para o bem estar do aparelho motor.

Estes exercícios podem ser feitos em qualquer lugar sempre com movimentos suaves (sem trancos) e regulares.

Tipos de técnicas utilizadas:

1. Progressivo - desenvolvimento de determinado exercício ate um ponto X de alongamento, que é o limite individual de cada pessoa que se chega suavemente,

2. Progressivo por sustentação - alongando centímetros e sustentando a posição por 20-30 segundos,

3. Insistência – desaconselhável a pessoas idosas e sem pratica de atividade física, ou seja, sedentários,

4. Oposição – utilizar força oposta. Aconselham-se apenas as pessoas com experiência em praticar o método, de preferência o seu professor.

Os alongamentos são importantes também nos esportes, na dança e nas aulas de ginástica, pois preparam os músculos e articulações a suportarem uma carga de exercícios. Se você malha não se esqueça disso, mesmo chegando atrasado à aula, alongue-se por uns minutinhos, mas entre aquecido assim você previne uma possível lesão.

Pessoas mais ativas possuem maior vigor, maior resistências às doenças,melhor funcionamento orgânico,circulação ativada, tensão emocional reduzida, são mais autoconfiantes, menos deprimidas, são mais velozes, possuem um maior domínio corporal e por isso sofrem menos quedas.

Não existe idade para se iniciar, é preciso apenas um pouco de esforço e vontade de melhorar. 

Todos esses benefícios foram comprovados cientificamente por médicos e estudiosos do aparelho motor.

Não se esqueça de que temos uma cadeia muscular e não de músculos que atuam separadamente, portanto devemos alongar todos, e não apenas um,o problema persistirá...               

 *A professora Ana Lúcia Silva é parceira do SINDPOLF/SP e dá aulas na acadêmia que fica na Superintendência da Polícia Federal. Saiba mais neste link.