Paroníquia – O que é, sintomas e tratamentos

Paroníquia é uma infecção na pele ao redor das unhas das mãos ou dos pés. Afecção cutânea muito frequente, sobretudo nas mãos, que se inicia no rebordo cutâneo periungueal, por descolagem . Dependendo da causa da infecção, a Paroníquia pode aparecer lentamente e durar semanas ou aparecer de repente e durar apenas um ou dois dias.

 Os sintomas da paroníquia são fáceis de detectar e geralmente podem ser tratados com facilidade e sucesso com pouco ou nenhum dano na pele e nas unhas. Sua infecção pode tornar-se grave e até resultar em perda parcial ou completa do seu dedo.

Se não for tratada - A aguda atinge um dedo, a crônica atinge um ou vários dedos. Esta caracteriza-se por ter mais de 6 semanas de evolução com episódios de recorrência, podendo neste tempo melhorar e desaparecer, ser menos inflamatória, menos dolorosa e costuma apresentar-se na parte proximal da unha, podendo sobreinfectar-se.

 Causas da Paroníquia: Existem múltiplas causas de Paroníquia aguda e crônica. A causa subjacente de cada uma são bactérias, fermento de Candida ou uma combinação dos dois agentes.

Sintomas da Paroníquia: Os sintomas da Paroníquia aguda e crônica são muito semelhantes. Eles são amplamente distinguidos um do outro pela velocidade de início e pela duração da infecção. As infecções crônicas vêm lentamente e duram várias semanas. Infecções agudas se desenvolvem rapidamente e não duram muito. Ambas as infecções podem ter os seguintes sintomas:

 Vermelhidão da pele ao redor da unha;

 Ternura da pele ao redor da unha;

 Bolhas cheias de pus;

 Mudanças na forma, cor ou textura do dedo.

 Desprendimento da unha.

Diagnósticos da Paroníquia: Na maioria dos casos, um Podólogo(a) pode diagnosticar a Paroníquia simplesmente observando-a.

Prevenção da Paroníquia: Uma boa higiene é importante para a prevenção da Paroníquia. Mantenha as mãos e os pés limpos para evitar que as bactérias entre as unhas e a pele. Evitar trauma causado por mordidas, manicure ou pedicura.

Para evitar uma infecção crônica, você deve evitar a exposição excessiva a água e ambientes úmidos e manter suas mãos e pés tão secos quanto possível.

*Dolores Melo é podóloga e atende os filiados do sindicato na própria sede. Saiba mais neste link  ou  Tel. 11 99398-9494  (das 11 às 16 horas) - com agendamento.