O SINDPOLF/SP lamenta e expressa pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (17/08), do médico e cientista Elsimar Metzker Coutinho, de 90 anos, tio do Agente de Polícia Federal Philipe Coutinho, lotado na Superintendência Regional (SR/SP). O Sindicado manifesta solidariedade e os mais profundos sentimentos aos familiares de Elsimar Coutinho.

O médico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após apresentar Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da Covid-19. Seu corpo será cremado às 15h desta terça-feira (18/08), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador (BA).

Formado em Medicina e Farmácia, o pesquisador foi referência na área hormonal, com destaque para o planejamento familiar e a saúde feminina, além de ter sido pioneiro nas suas pesquisas, as quais figuram entre as 100 descobertas mais importantes da medicina moderna, de acordo com a revista Times.

Elsimar Coutinho ganhou notoriedade internacional e usou bem a comunicação para defender e esclarecer os seus pontos de vista científicos com convicção. Ele deixa sua esposa, Tereza, com quem foi casado há 35 anos, cinco filhos, dez netos, quatro bisnetos e um legado de 90 anos dedicados à química da vida.