Foi autorizado, nesta quarta-feira (9/10), o concurso público para a Polícia Federal com 1.500 vagas. O documento, assinado pelo diretor-geral da PF Rolando Alexandre de Souza, foi publicado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e agora segue para publicação no Diário Oficial da União (DOU), que deve ser divulgada nos próximos dias.
A corporação contará com vagas efetivas para os cargos de Agente (893 vagas), Escrivão (400 vagas), Delegado (123 vagas) e Papiloscopista (84 vagas). Além disso, a portaria de autorização do concurso define ainda que o prazo para a publicação do edital de abertura das inscrições para o concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação.
O próximo passo antes da abertura do edital é a contratação da banca organizadora. A tendência é de que o concurso aconteça nacionalmente, ou seja, sem distribuição de vagas por estados e municípios, assim a PF chamará os aprovados para regiões onde houver necessidade de pessoal.
O concurso com novas oportunidades para a corporação já havia sido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, em agosto deste ano. O quantitativo de vagas, no entanto, seria superior ao que foi oficialmente autorizado. Todos os cargos têm como exigência nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).