Na foto da esquerda para direita: Alexandre Santana Sally, Lindinalvo Alexandrino Filho, Henrique Prata  e Walter Guerra Silva (assessor de gabinete SR/SP)

Foi em uma manhã de fevereiro que o presidente do Hospital de Amor (novo nome adotado pelo Hospital de Câncer de Barretos), Henrique Prata, recebeu o Superintendente Regional da Polícia Federal do Estado de São Paulo, Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho e o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally.

A primeira impressão dos visitantes foi de um ambiente diferente daqueles conhecidos hospitais com sistema precário e inúmeros problemas. Ao contrário, a diferença já é percebida na recepção, nas cores alegres dos ambientes, nos diversos quadros e telas com vídeos de crianças e pessoas que sorriem, transmitindo a serenidade e confiança que qualquer paciente com câncer gostaria de ter. São instalações altamente sofisticadas, modernas e humanizadas.

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor registra seis mil atendimentos/dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil com profissionalismo e humanização que é “o grande diferencial” segundo a instituição.  O Hospital possui diversas unidades espalhadas pelo país localizadas em: Barretos (SP), Jales (SP), Fernandópolis (SP), Campinas (SP), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Ji-Paraná (RO), Lagarto (SE), Juazeiro (BA), Amapá (AP), Rio Branco (AC). Além do centro de tratamento que está sendo construído em Palmas (TO).

A instituição fechou o ano de 2017 com 880.620 atendimentos realizados a 171.454 pacientes vindos de 2.107 municípios de todos os estados do país - um recorde de cobertura. Foram realizadas 23.048 internações, 93.254 quimioterapias e sete 7 mil refeições servidas/dia. A entidade reúne 380 médicos e mais de 3.500 funcionários.

E é neste ambiente humanizado que o SINDPOLF/SP convida nosso leitor  para conhecer um pouco mais o imenso complexo hospitalar que tem ajudado tantas pessoas. Acompanhe abaixo:

Recepcionados pelo diretor executivo e científico Rui Manuel Reis, os visitantes conheceram diversas unidades de Pesquisa Científica do Hospital que conduz estudos clínicos e um banco de dados exclusivo no país sobre o câncer. O Hospital também mantém o Núcleo de Apoio ao Pesquisador (NAP), que tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas científicas na instituição.  O Instituto oferece uma sólida análise estatística dos casos de câncer, auxilia na elaboração dos instrumentos para coleta de dados e ajuda na gestão de projetos de pesquisa que recebem auxílio de fomento.

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E COLO DO ÚTERO

A especialista em radiologia mamária e responsável pelo Departamento de Mama do Hospital de Amor, Dra. Silvia Sabino, apresentou para o Dr. Filho e para Sally as salas de mamografia da unidade.  São equipamentos modernos e ambiente que deixa a paciente à vontade para a realização dos exames.

O setor de prevenção ao câncer de mama e colo de útero tem uma história bem interessante. Segundo folder da Instituição, o trabalho de prevenção iniciou-se em 1994 com o intuito de melhorar o diagnóstico precoce da doença na região de Barretos, pois a maioria dos casos chegava ao hospital em estágio avançado, principalmente aqueles relacionados à mama e colo de útero. A estratégia adotada consistia em uma busca ativa de mulheres para fazer os exames preventivos em seus domicílios ou locais próximos. Assim, as equipes do hospital dirigiam-se até a residência dessas mulheres, na periferia de Barretos.

Os resultados foram positivos: do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estadiamento inicial, período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso, o projeto cresceu, ganhou uma estrutura ainda mais elaborada e se expandiu para outras regiões do país, transformando-se em um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina.  Atualmente o Hospital possui unidades móveis e unidades fixas espalhados pelo Brasil.

 TELEMEDICINA E PESQUISAS

Os visitantes ficaram encantados com o auditório de telemedicina que mantém tecnologia de ponta e métodos modernos para a realização de cirurgias além de um amplo laboratório com equipamentos de treinamento. 

 

Segundo folder distribuído pela entidade, a  telemedicina é um método que se utiliza da transmissão on-line de vídeo para realizar as mais diversas funcionalidades, seja na prática clínica com trocas de informações, dados ou segunda opinião médica sobre um caso, seja em pesquisas que mantenham análise de dados, reunião de grupos ou implementação de projetos. Informa também que a “interatividade entre os centros de Telemedicina permite a associação dos equipamentos de áudio e vídeo, como o microscópio com captura de imagem transmitido entre os centros sendo possível a discussão de até cinco grupos simultaneamente. Também são realizadas videoconferências”.

INFANTOJUVENIL 

Uma cantina diferente, elaborada na altura da criança, cardápio cuidadosamente montado e agradável ao paladar infantil. Quartos com varanda para familiares com um teto um tanto diferente: em vez de uma pintura sem graça, encontramos vídeos com imagens da natureza para crianças em estágio avançado da doença -  assim é uma parte da composição do setor infantojuvenil , que conta com 8.100m2 de área construída. São 23 leitos na Unidade de Internação com vários equipamentos de ponta. Henrique Prata e o Dr Luiz Fernando Lopes - diretor médico do hospital de amor infantojuvenil também apresentaram a maquete do projeto visando ampliação do setor.

A área de lazer possui uma estrutura projetada para oferecer bem-estar e conforto aos pacientes e seus familiares enquanto aguardam pelo atendimento ou pelo transporte que os levará de volta às suas casas. Há também uma brinquedoteca, espaço da família, sala de games, lan-house, cinema e jardim, além de uma equipe de profissionais altamente comprometidos.

 

DEPOIMENTOS

 “Hoje é um dia histórico na nossa relação com a Polícia Federal, pois tivemos a honra de termos a visita de uma pessoa que ocupa um cargo de extrema responsabilidade, que assumiu o mandato de uma missão tão importante e escolheu a primeira visita do ano a nossa instituição”, avaliou Henrique Prata.

“ Dr Filho e Sally  fizeram a visita ser encorpada no espírito de conhecimento da virtude de uma medicina honesta e verdadeira. Eles sentiram o que nós sentimos, que é o valor de uma medicina humanizada. Faremos uma aliança com eles em todos os sentidos”, completou o presidente do Hospital de Amor. “É hora deste país mudar e se tem que mudar precisamos encontrar pessoas que tenham os valores mais honestos, e de fazer ao próximo o que faria a si mesmo”, concluiu Henrique Prata.

"Em nome da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, sentimos extremamente honrados em conhecer as obras do Hospital do Amor e especialmente  o executor desta obra, Dr Henrique Prata, uma pessoa daquelas que nos dá um prazer incomensurável de conhecer sua equipe maravilhosa de médicos e servidores. Nós definiríamos o Dr. Henrique com a palavra abnegação, um homem extremamente honrado, comprometido com valores morais, com valores sociais e principalmente com valores humanos”, disse Dr. Filho. O superintendente afirmou também que termina a visita com a alma elevada reafirmando o pensamento de que “as mãos que ajudam são sim bem mais sagradas do que os lábios que rezam”.

“Sem palavras. Conhecemos nem metade de todo o complexo do hospital e é de uma magnitude maravilhosa. Agradeço primeiramente a Deus por ter oportunidade de ter conhecido o Dr. Henrique e ao Dr. Filho ter me convidado. Foi uma honra ter conhecido uma pessoa abnegada, tão humana e também conhecer o lado humano da medicina”, afirmou Sally. Para o presidente do SINDPOLF/SP, o Hospital de Amor de Barretos tem “ amor , preocupação com a vida e, embora se tenha o tratamento de câncer que muitas vezes impacta e deixam pessoas muito tristes, lá encontram a vida sendo cuidada. Vemos a continuidade da vida, o que é muito gratificante”.

VAMOS AJUDAR?

 A arte de ajudar -  Os doadores são fundamentais para a manutenção gratuita de atendimento e ampliação desta rede. Faça parte. .Seja um doador ou voluntário e saiba mais neste link

Conheça mais o Hospital de Amor neste link

Adquira esse exemplar e ajude o Hospital de Amor ! Link para mais informações