O ano de 2024 termina marcado com saldo positivo para o SINPF/SP. Com um trabalho jurídico robusto e propostas inovadoras, buscou-se modernizar as atuações e firmar novos convênios.
JÚRIDICO
Logo no início do ano, uma ampla campanha de inscrições, junto à Fenapef, foi lançada junto aos sindicalizados, para inclusão dos excluídos da ação dos 28,86%, encerrando em março com grande adesão.
O setor jurídico do SINPF/SP foi muito procurado pelos filiados ao longo do ano. Além das consultas prestadas, os advogados do setor ofereceram assistência direta em ações ajuizadas e em processos administrativos disciplinares.
Foram inúmeras vitórias obtidas em lides individuais e decisões importantes em ações coletivas. Um exemplo é a decisão que deferiu o pedido de liminar para suspender as determinações estabelecidas pelo Despacho nº 33435025-DGP/PF e pelo Ofício Circular nº 04/2024/DGP/PF, mantendo-se, por conseguinte, todas as aposentadorias e abonos de permanência concedidos com base na inclusão do tempo militar como atividade estritamente policial.
Em outra demanda que versa sobre o gozo de férias, o SINPF/SP teve a procedência da ação autorizando o filiado em gozar dois períodos de férias consecutivos.
EM DEFESA DA CATEGORIA
Em janeiro deste ano, quando Ricardo Lewandowski tomou posse do Ministério da Justiça, a presidente Susanna do Val enviou um ofício cumprimentando-o pelo cargo, mas já abordando questões sensíveis à categoria. O documento se tornou tema de reportagem da coluna do jornalista Fausto Macedo no Estadão.
No segundo bimestre, Susanna do Val e o vice-presidente Sérgio Roberto Alves Sebastião realizaram uma importante reunião com os representantes regionais do interior e litoral, na sede do sindicato, para discutirem temas relacionados às atuações sindicais.
O SINPF/SP participou do 1º Encontro Nacional da Mulher Policial Federal (1º ENMPF) promovido pela Fenapef em Brasília, representados pela presidente Susanna do Val e pelo diretor adjunto Marco Antonio Scandiuzzi.
Neste ano, todos os servidores voltaram sua atenção para uma minuta de Lei Orgânica da PF elaborada pela direção-geral. O SINPF/SP, por meio de votação em uma assembleia extraordinária em agosto, rejeitou integralmente a proposta pois considerou que não refletia as necessidades de diversos cargos na PF. A reunião foi divulgada pela imprensa como o Estadão, UOL, entre outros veículos.
HOMENAGEM
O SINPF/SP foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pelos seus 35 anos de existência em agosto. Por iniciativa do deputado APF Danilo Campetti (Republicanos), a solenidade destacou o trabalho sindical e homenageou sindicalizados mais antigos, ex-presidentes da entidade e mulheres que atuaram na Polícia Federal. Veja evento.
CONVÊNIOS
Além dos convênios anteriores, o sindicato informa novas parcerias: Clube Piratininga de Tiro (CPT) para uso gratuito dos boxes de tiro; três hotéis com descontos especiais, incluindo opções no interior do estado; pousada em Ilhabela e parque aquático em Andradina para lazer. Wellhub, uma central de bem-estar integral, além de dentista e massagistas.
CONQUISTAS ANTERIORES
Esperamos muito mais em 2025! O SINPF/SP intensificará novos projetos para fornecer as melhorias necessárias e a valorização do servidor da Polícia Federal. Contamos com todos vocês! Até lá!