A presidente do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (SINPF/SP), Susanna do Val, e o diretor financeiro Carlos Carvalho Sobrinho estiveram presentes na solenidade dos 80 anos da Polícia Federal, realizada no auditório da Superintendência em São Paulo no dia 05 de abril.  

O evento teve início com a exibição de um vídeo institucional sobre o árduo trabalho da Polícia Federal no país, enaltecendo as ações de preservação da segurança pública nacional.  

Diversas autoridades participaram da cerimônia. Fizeram parte da mesa: o Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de São Paulo, Rogério Giampaoli; o  prefeito municipal de São Paulo, Ricardo Nunes; o Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, representando o  Secretário Guilherme Muraro Derrite; e o desembargador Wilson Zavhi, que representou o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Carlos  Muta. 

Em seus discursos, o prefeito Ricardo Nunes e o Superintendente da PF, Rogério Giampaoli ressaltaram a importância da Instituição e principalmente de seus  profissionais que trazem a credibilidade da PF junto à sociedade. 

Medalhas e Placas- Durante a solenidade, a Superintendência Regional da Polícia Federal (SR) homenageou alguns   servidores, que se destacaram ao longo dos anos, como forma de representar todos os colegas. Esses   profissionais receberam placas alusivas à data e a Medalha Comemorativa dos 80 Anos da Polícia Federal. 

 A medalha, criada por Glória Dias e Millie Britto, com modelagem de Fernanda Costa, artistas da Casa da Moeda do Brasil, tem em seu anverso, uma adaptação da marca dos  80 anos da PF e foi escolhida pela instituição para simbolizar a efeméride.  

 Além dos agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos e delegados, também foram agraciados os terceirizados que atuam no prédio da PF, desempenhando funções essenciais como auxiliar administrativo, limpeza, manutenção, recepção, portaria e outras atividades. Esses colaboradores contribuem significativamente para o bom andamento da Instituição.

Escritura de terreno - Na cerimônia, o público presenciou também a assinatura da escritura de doação de terreno à Polícia Federal pelo prefeito Ricardo Nunes. A Lei n.17.813/22 concede à PF paulista uma área para o funcionamento de suas instalações já existentes. Essa legislação viabilizará o uso eficiente de edificações pré-existentes pela instituição, contribuindo para suas operações na região. 

O evento culminou com a exibição de um vídeo do Diretor-Geral da PF, Andrei Rodrigues. Em sua mensagem, além do registro histórico dos 80 anos, ele mencionou a reformulação dos cursos de formação e a modernização da governança. Também enfatizou a importância de se combater os assédios e de se valorizar os servidores como compromisso da PF.  

Veja abaixo os colegas sindicalizados que foram homenageados no evento: